domingo, 20 de fevereiro de 2011

FIQUE SABENDO......

Reforma Ortográfica

Desde 1° de janeiro de 2009 estão em vigor novas regras ortográficas da língua portuguesa, que alteraram a acentuação de palavras e o uso do hífen. O trema também deixou de ser utilizado.
Por isso, não estranhe se ler palavras como “assembleia” (sem acento) e “tranquilo” (sem trema), ou paraquedas (em vez de pára-quedas) e micro-ondas (no lugar de microondas). A mudança é decorrência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990, por países integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que reúne Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
O objetivo é unificar a grafia em todos os países e, com isso, dar mais visibilidade ao idioma, contribuindo para sua afirmação no cenário internacional, especialmente em entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU). Antes do Acordo, havia duas grafias oficiais, a brasileira e a portuguesa.
No Brasil, a mudança será gradual: há um prazo de adaptação até 2012.
Os alunos do Ensino Fundamental e Médio vão conviver com a dupla ortografia até 2012. Nos concursos e vestibulares, também serão aceitas as duas normas ortográficas até 2012.
Os livros didáticos de Ensino Fundamental terão de adotar as novas regras entre 2010 e 2012. Para os livros de Ensino Médio, as normas do Acordo passam a valer a partir de 2012.
Clique nos links abaixo para informações sobre as novas regras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.